Operação prende 30 membros do Comando Vermelho envolvidos em venda ilegal de remédios tarja preta
16/10/2025
(Foto: Reprodução) Operação contra facções prende 15 presos
Uma operação da Polícia Civil do Ceará cumpriu nesta quinta-feira (16) 70 mandados de busca e apreensão e prisão e prendeu 30 integrantes de uma facção criminosa envolvidos com a venda ilegal de medicamentos controlados, os popularmente conhecidos como "tarja preta", e antibióticos. A ação, batizada de "Operação Humanidade Eterna", também resultou na apreensão de aproximadamente 200 caixas de remédios de origem duvidosa.
Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
De acordo com o delegado Rômulo Melo, a investigação começou em 2024, a partir da análise de celulares apreendidos de criminosos. As escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, que inicialmente visavam investigar homicídios e o tráfico de armas do Comando Vermelho, revelaram um braço do grupo especializado no comércio ilegal de medicamentos psicotrópicos e abortivos.
"Durante essa interceptação, a gente encontrou um braço desse grupo criminoso que praticava a questão da comercialização de medicamentos psicotrópicos, abortivos, esses medicamentos de uso controlado", explicou o delegado em entrevista à TV Verdes Mares.
Esquema em feiras e farmácias
Operação prende 30 membros do Comando Vermelho envolvidos em venda ilegal de remédios tarja preta
TV Verdes Mares/Reprodução
Conforme as investigações, os remédios eram vendidos para o público em geral em feiras livres de Fortaleza e Caucaia. O esquema também fornecia os produtos para estabelecimentos comerciais.
"Até o presente momento, a gente sabe que esses medicamentos eram vendidos em feiras de Fortaleza e também, inclusive, para algumas farmácias", detalhou Melo. Um dos alvos da operação é proprietário de uma farmácia na cidade de Aquiraz, onde foi realizada uma busca e apreensão.
Prisões e abrangência
Das 30 pessoas presas na ação desta quinta-feira, 25 foram detidas em cumprimento a mandados de prisão e outras cinco já estavam no sistema prisional, mas tiveram a prisão decretada por envolvimento neste esquema específico. A operação mobilizou mais de 200 policiais.
Além de Fortaleza e Caucaia, os mandados foram cumpridos em municípios do interior do estado, como Taiba, Icapuí, Aracati, Beberibe e São Gonçalo do Amarante.
Valor e tipos de medicamentos
A polícia ainda não fez o cálculo final do valor total dos medicamentos apreendidos, mas destacou que apenas os remédios controlados para Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) somam cerca de R$ 50 mil.
Entre os produtos apreendidos estão medicamentos de tarja preta, remédios para TDAH, amoxicilina (um antibiótico) e ibuprofeno. Também foi apreendida uma quantia em dinheiro em espécie.
O delegado Romulo Melo ressaltou que os investigados são membros de uma organização criminosa e que, dentro da facção, existem divisões de tarefas. "Há aqueles que são mais especialistas em praticar homicídios, aqueles no tráfico de drogas... e aqueles especializados nesses tipos de crimes patrimoniais aqui", afirmou, referindo-se ao comércio ilegal de medicamentos.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: