Ossada humana é encontrada, e polícia suspeita que seja de idoso de 90 anos desaparecido há um ano no Tocantins
21/08/2025
(Foto: Reprodução) Ossada humana é encontrada e polícia suspeita que seja de idoso desaparecido
Polícia Civil do Tocantins/Divulgação
Uma ossada humana foi encontrada nesta quinta-feira (21), em Cristalândia. Segundo a Polícia Civil, investigações apontam que os ossos sejam do idoso José Cavalcante de Castro, 90 anos, que desapareceu em agosto de 2024 após ter a casa arrombada. Os restos foram localizados em uma região de difícil acesso, conhecida como "barro".
A Polícia Civil informou que passou a analisar a região, após receber informações sobre de objetos do idoso encontrados em locais que seriam frequentados por usuários de drogas na cidade. A região foi periciada e os restos mortais encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), onde irão passar por exames de identificação.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
O idoso foi dado como desaparecido no dia 8 de agosto de 2024. Na época, o carro dele foi encontrado parcialmente submerso no lago, a 400 metros de distância de onde a ossada foi localizada nesta quinta-feira.
Casa arrombada
Segundo a delegada responsável pelo caso, Jeannie Daier de Andrade, a irmã do idoso registrou um boletim de ocorrência informando que a casa dele havia sido arrombada e que alguns objetos tinham sumido. No dia do desaparecimento, um baú e uma mala foram encontrados na feira coberta da cidade. Depois, o carro da vítima foi localizado, abandonado no lago.
LEIA TAMBÉM
Idoso de 90 anos desaparece após ter casa arrombada e carro e objetos serem encontrados abandonados
Suspeita de roubar, matar e esconder corpo de idoso de 90 anos é presa
Mulher é presa
Mulher foi presa por crime em Cistalândia
Divulgação/Polícia Civil
Uma mulher de 35 anos, suspeita de matar José Cavalcante, foi presa no dia 14 de março 2025. Ela foi encaminhada para a Unidade Prisional Feminina de Palmas, onde aguarda manifestação da Justiça. O nome dela não foi divulgado, por isso o g1 não conseguiu contato com a defesa.
Conforme a delegada, José teve pertences, dinheiro e uma arma roubados antes de ser assassinado e ter o corpo ocultado.
Sete suspeitos de latrocínio
Investigações apontaram que sete pessoas teriam participado do assassinato de José. Segundo a polícia, o idoso teria sido atraído pela mulher em uma emboscada, que levou ele até o grupo de criminosos.
Os suspeitos roubaram o idoso e levaram ele até a região conhecida como "barro", onde foi executado. A polícia informou que todos os envolvidos foram presos em 2024 e aguardam julgamento.
Idoso de 90 anos está desaparecido em Cristalândia; saiba mais
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.