Prisão de imigrantes em Chicago, nos EUA, tem tumulto entre agentes do ICE e multidão; VÍDEO
16/10/2025
(Foto: Reprodução) Prisão de imigrantes em Chicago têm tumulto entre agentes do ICE e multidão
A prisão de dois imigrantes em Chicago, nos Estados Unidos, na terça-feira (14), acabou em um grande tumulto entre os agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) e uma multidão.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Imagens divulgadas nesta quinta-feira (16) pela imprensa americana mostram que tudo começou com uma perseguição policial a um veículo que, segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA, pertencia a um imigrante ilegal.
O SUV é seguido em alta velocidade pelas ruas até que a viatura do ICE bate no veículo para detê-lo. Mesmo após a colisão, para não ser detido, o imigrante não se entrega e foge a pé, assim como o passageiro.
Ao correr para prendê-los, os agentes, no entanto, foram cercados por uma multidão hostil e usaram bombas de gás lacrimogêneo para dispensá-la.
🔎 O ICE é a agência designada por Trump para deter imigrantes em situação irregular em todo o país, seguindo uma promessa de campanha do republicano. A atuação dos agentes de imigração tem gerado protestos pelos EUA.
Agentes do ICE respondem ataque de multidão com gás lacrimogêneo
NBC News
Guarda Nacional em Chicago
Soldados da Guarda Nacional começam patrulhamentos nas ruas de Chicago nesta quarta (08)
Tropas da Guarda Nacional enviadas pelo governo de Donald Trump chegaram na região metropolitana de Chicago no dia 7 de outubro.
Para justificar o envio das tropas, o governo Trump vem dizendo em diversas ocasiões nas últimas semanas que Chicago tem altos níveis de violência e que agentes federais do ICE e do Serviço de Proteção Federal (FPS) estão sofrendo "ataques coordenados por grupos violentos".
No dia 8, após protestos contra a presença dos militares, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o prefeito de Chicago, Brandon Johnson, e o governador de Illinois, JB Pritzker, "deveriam estar presos por não conseguirem proteger agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE)".
O envio de tropas a Chicago intensificou uma escalada de tensões entre o presidente dos EUA e os governos municipal e estadual — ambos democratas—, que já teve processos na Justiça, trocas de insultos e restrições contra agentes federais.
O presidente chegou a chamar a cidade de "buraco infernal" do crime —apesar de estatísticas policiais mostrarem quedas significativas na maioria dos crimes, incluindo homicídios.
🔎 Sobre a alegação de Trump de que os agentes do ICE não estão sendo protegidos, Chicago tem sido uma das cidades em que houve uma onda de protestos contra operações visando imigrantes ilegais —esses movimentos geralmente se concentram em frente a centros federais de detenção de imigrantes.
Por que Trump tenta enviar a Guarda Nacional para várias cidades dos EUA?
Tropas da Guarda Nacional do Texas caminham por centro de treinamento do Exército em Elwood, perto de Chicago, nos Estados Unidos, em 7 de outubro de 2025.
REUTERS/Jim Vondruska