Suspeitos invadem fazenda e matam 7 vacas na RMS; fazendeiros denunciam casos de abate clandestino
21/08/2025
(Foto: Reprodução) Fazendeiros e produtores rurais denunciam roubo e abate clandestino de gado na RMS
Fazendeiros e pecuaristas das cidades de São Sebastião do Passé e São Francisco do Conde denunciam uma série de casos de abate de gado e roubo de carne nos municípios, localizados na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Em um dos casos, em São Sebastião do Passé, homens invadiram uma fazenda e mataram sete vacas prenhas. Na ocasião, os filhotes, bem como outras partes dos animais, foram deixadas no local. A ação dos suspeitos deixou um prejuízo de duas toneladas em carne aos proprietários da terra, localizada às margens da BA-522.
Suspeitos invadem fazenda e matam 7 vacas na RMS
Reprodução/TV Bahia
Conforme apuração da TV Bahia, os suspeitos chegaram até a fazenda de carro e assassinaram os animais. Os funcionários do local se sentem inseguros e alegam que há uma quadrilha especializada atuando na região.
O crime de roubar e abater gado clandestinamente é chamado de abigeato. A pena para este tipo de furto é de 2 a 5 anos de reclusão. A atuação da quadrilha, que age nas cidades de São Sebastião do Passé e São Francisco do Conde, é investigada pela Polícia Civil (PC).
À TV Bahia, proprietários de outra fazenda de Sebastião do Passé, pelo menos quatro delitos do tipo foram cometidos. Em junho, cinco cabeças de gado foram abatidas e, no mês de maio, outros sete animais foram mortos. Entre 2016 e 2017, outros dois animais foram assassinados. Os donos da terra detalharam que todos os casos foram registrados na delegacia, mas não obtiveram respostas.
"[Nós tomamos] todas as providências devidas para que a gente pudesse correr atrás do prejuízo e ele pudesse nos dar um apoio", disse Adnil Falcão, pecuarista que é uma das proprietárias da terra.
Para tentar se proteger, os fazendeiros instalaram câmeras de monitoramento e contrataram segurança particular. "A gente não tem um desfecho... Investigações devem estar ocorrendo, mas nunca vamos saber porque eles não nos falam. A gente se sente abandonado", desabafou Luís Bahia Filho, que gere a terra ao lado de Adnil.
Suspeitos invadem fazenda e matam 7 vacas na RMS; fazendeiros denunciam casos de abate clandestino
Reprodução/TV Bahia
Na cidade de São Francisco do Conde, sete animais foram mortos também no mês de junho. As cabeças e patas dos animais foram descartadas no local. Este caso também foi registrado na delegacia da cidade.
Em 2023, cinco cabeças de gado também foram mortas no povoado de Magalhães, zona rural de São Gonçalo dos Campos.
A União Agro Bahia (Unagro), associação dos pecuaristas, informou que de janeiro até agosto aconteceram, em média, duas a três ocorrências mensais deste tipo de crime. "Acreditamos que eles tenham pessoas chamadas de 'olheiros'. São pessoas da região que passam na propriedade, veem o gado e informam [à quadrilha]", explicou Luís Bahia Neto, presidente da Unagro.
Em nota, a PC afirmou que não revelará detalhes das investigações realizadas para não atrapalhar a polícia judiciária. Já a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) pontuou que determinou o reforço do patrulhamento ostensivo da Polícia Militar (PM) na região, bem como a intensificação de trabalhos de inteligência para identificar os suspeitos.
LEIA TAMBÉM:
Advogado de 71 anos suspeito de ser proprietário de fazenda usada para cultivo de maconha é preso em Salvador
Mulher de 35 anos suspeita de chefiar organização criminosa é presa no interior da Bahia
Padrasto é investigado por suspeita de maus-tratos contra enteado com deficiência física e intelectual na Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻